O dólar superou a marca de 152 ienes nesta quarta-feira, elevando preocupações entre consumidores e empresas no Japão. Esse é o maior valor registrado nos últimos três meses, resultado do aumento dos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA.
No encerramento do mercado de ontem, às 17h, a moeda americana estava cotada a 152,35 ienes, acima dos 151,00 ienes registrados no mesmo horário de terça. Essa valorização impacta diretamente o custo de importações, pressionando os preços de produtos estrangeiros no Japão, como alimentos e eletrônicos.
O aumento do dólar é resultado de uma diferença crescente nas taxas de juros entre Japão e Estados Unidos. A elevação dos rendimentos dos títulos americanos foi impulsionada pela especulação sobre uma possível vitória de Donald Trump nas próximas eleições presidenciais nos EUA. Analistas preveem que, caso o ex-presidente vença, a economia americana pode enfrentar desafios fiscais, gerando pressões inflacionárias que também podem afetar o Japão.
Um especialista de uma grande corretora destacou: “O mercado está reagindo às incertezas globais e às possíveis consequências de uma nova vitória de Trump.”
Fonte: Japan Times