O tribunal da cidade de Tsu realizou uma audiência nesta terça-feira (29) para avaliar o pedido de prisão perpétua para um brasileiro acusado de assassinar sua esposa, também brasileira, em Suzuka, Mie, em maio do ano passado. O réu, Demelson Prates Almeida, motorista de caminhão de 50 anos, é acusado de planejar e executar o crime brutal contra sua esposa, Roseli Aihara Almeida, de 46 anos, a golpes de machado, seguido de roubo de seus pertences.
Além de Demelson, outras duas pessoas foram levadas a julgamento: Lucas Hakozaki Haruyuki, de 24 anos e sem ocupação, que é companheiro da filha da vítima, e Kaori Aihara Almeida, de 26 anos, filha de Roseli. A promotoria pede 20 anos de prisão para Lucas e 15 anos para Kaori, que são acusados de auxiliar na execução e na fuga após o crime.
Detalhes do caso
Segundo a promotoria, Demelson teria atacado Roseli pelo menos 11 vezes com um machado, ato descrito como “extremamente cruel e de alta periculosidade”. Ele teria planejado o crime com motivações egoístas e, segundo o Ministério Público, mostrou completa falta de arrependimento. Após o assassinato, Lucas teria ajudado a levar a bolsa da vítima, enquanto Kaori colaborou na fuga dos dois.
A defesa de Demelson, porém, argumentou que Lucas teria sido o responsável pelo ataque e que o acusado não tinha a intenção de matar, sugerindo que o crime se enquadra como roubo seguido de morte, o que reduziria a pena para cerca de 20 anos de prisão. Já os advogados de Lucas e Kaori negaram envolvimento direto no assassinato e pediram penas menores, incluindo a absolvição de Kaori, alegando que ela não tinha intenção de auxiliar no crime.
O crime ocorreu no dia 3 de maio de 2023, próximo ao apartamento onde Roseli morava. Demelson e Lucas teriam emboscado Roseli e, após o ataque, fugido com sua bolsa. No dia seguinte, Demelson usou o cartão bancário da vítima para sacar um total de 1,39 milhão de ienes em um caixa eletrônico, ação pela qual também responde por roubo.
O julgamento dos três acusados será finalizado com a sentença marcada para o próximo dia 16 de dezembro.
Fonte: TBS, Yahoo Japan