O Lago Ninoike, localizado a 3.067 metros de altitude próximo ao cume do Monte Ontake, secou inteiramente, restando agora apenas lama no local. Conhecido por sua coloração azul intensa, o lago começou a ser afetado pelas cinzas vulcânicas após a erupção do Monte Ontake em 2014, evento que causou 58 mortes e deixou cinco pessoas desaparecidas.
Especialistas, como Takashiro Kunitomo, do Instituto de Pesquisa Vulcânica de Ontake, afirmam que o lago teria se formado há milhares de anos, provavelmente como resultado de uma erupção freática, que é uma explosão de vapor e rochas sem magma. Desde 2014, as cinzas dessa erupção continuaram a se depositar na cratera que abrigava o lago, bloqueando o fluxo de água que mantinha o nível da água e resultando na secagem total do local.
Mudanças permanentes na paisagem
A probabilidade de que o lago volte a existir é considerada baixa por especialistas. Segundo Kunitomo, a única possibilidade rápida de recomposição do lago seria uma nova erupção freática que abrisse passagem para a água. Contudo, esse tipo de evento poderia causar novos danos na área. Dessa forma, sem uma alteração geológica significativa, o local deve permanecer seco.
Fonte: News on Japan