O número de pessoas internadas por insolação no Japão alcançou um nível recorde entre maio e setembro de 2024, segundo dados divulgados pela Agência de Gestão de Incêndios e Desastres. Ao todo, foram registradas 97.578 internações em hospitais devido a quadros de insolação, o maior número desde que o monitoramento começou em 2008. Esse total representa um aumento de 6.111 casos em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os meses de junho e julho registraram o segundo maior índice histórico de casos para esses períodos, enquanto em setembro, pela primeira vez, o número de internações ultrapassou 10.000.
Entre os casos registrados, pessoas com 65 anos ou mais foram as mais afetadas, representando 57,4% das internações, o que corresponde a 55.966 pacientes. Esse grupo é especialmente vulnerável à insolação devido a fatores como condições de saúde preexistentes e menor capacidade de adaptação ao calor.
Quanto aos locais onde ocorreram os episódios de insolação, as residências representaram a maior parte, com 37.116 internações, seguidas de ocorrências em vias públicas, com 18.576 casos.
O calor intenso levou à perda de 120 vidas, com pessoas falecendo pouco depois de serem levadas ao hospital.
Fonte: Japan Times