Pelo segundo ano seguido, o famoso bairro de Shibuya, em Tóquio, não realizará a tradicional festa de Ano Novo no famoso cruzamento Shibuya Scramble. A decisão foi confirmada pela prefeitura do distrito, que informou que o cancelamento tem como objetivo priorizar a segurança pública e reforçar a nova regra de proibição de consumo de álcool em locais públicos, que entrou em vigor no mês passado.
Desde 2016, a virada do ano em Shibuya atrai milhares de pessoas, incluindo turistas estrangeiros, que se reúnem no cruzamento para celebrar a chegada do Ano Novo. Em anos anteriores, o evento contou com a presença de celebridades e apoio de patrocinadores, atraindo até 120 mil pessoas. No entanto, a festa foi suspensa pela primeira vez em 2020 devido à pandemia, e desde então, Shibuya não retomou a celebração, alegando preocupações com segurança.
Neste ano, uma comissão formada por autoridades do distrito e representantes das áreas comerciais próximas decidiu adiar o retorno do evento para 2025, priorizando a segurança dos visitantes, especialmente com o aumento do número de turistas. “Com a quantidade de visitantes e a nova proibição do consumo de álcool em áreas públicas, concluímos que este não é o momento adequado para realizar um evento com grande aglomeração de pessoas,” declarou um porta-voz de Shibuya.
Fonte: Asahi e Japan Today