O Ministério da Saúde do Japão está analisando a possibilidade de aumentar os limites de pagamento que os pacientes fazem aos hospitais públicos pelo sistema de saúde. A medida tem como objetivo equilibrar os custos crescentes do setor, impulsionados pelo envelhecimento populacional e pelo avanço de tecnologias médicas, enquanto busca evitar o aumento dos prêmios pagos pelos trabalhadores ao seguro público de saúde.
A proposta está sendo discutida e deve ter um direcionamento definido até o final do ano. Atualmente, o sistema de saúde japonês oferece o programa de Benefício de Despesas Médicas de Alto Custo, que reembolsa pacientes cujos pagamentos ultrapassam um teto estabelecido, de acordo com a faixa de renda. Esse limite, no entanto, foi definido na última revisão entre 2017 e 2018, e o aumento dos salários nos últimos anos abriu espaço para ajustes.
Com a revisão, o governo japonês pretende diminuir os impactos dos custos elevados para o sistema público de saúde, garantindo que ele continue sustentável diante das mudanças demográficas. A intenção também é reduzir a carga sobre a população trabalhadora, que arca com os prêmios do seguro público, equilibrando o impacto entre diferentes faixas de renda.
Fonte: Nippon