A partir de 2025, 38 escolas públicas de ensino fundamental e médio em seis municípios da província de Gunma terão o período de férias de verão prolongado em quatro dias. A decisão foi tomada pelas autoridades educacionais da região como resposta ao aumento dos casos de calor extremo, que elevam o risco de insolação para os alunos.
De acordo com o Conselho de Educação Municipal de Tatebayashi, a cidade registrou temperaturas recordes em julho de 2024, com a máxima chegando a 40,2°C, a mais alta já registrada no mês. Durante os meses de julho a setembro, foram contabilizados 37 dias com temperaturas acima de 35°C, classificados como “extremamente quentes”. Essas condições afetam não apenas as atividades ao ar livre, mas também o trajeto diário dos estudantes até as escolas.
A mudança no calendário escolar abrange Tatebayashi e outras cinco localidades vizinhas do distrito de Ora: Itakura, Chiyoda, Meiwa, Oizumi e Ora. Atualmente, o recesso de verão vai de 21 de julho a 27 de agosto. Com a alteração, o período será estendido até 31 de agosto.
Apesar do prolongamento das férias de verão, os períodos de recesso de inverno e primavera não sofrerão alterações. Para garantir o cumprimento do calendário letivo, as escolas irão ajustar a carga horária das aulas durante o restante do ano.
Um representante da Divisão de Educação Escolar de Tatebayashi afirmou que a saúde e a segurança das crianças continuarão sendo a prioridade máxima. “Continuaremos a dar prioridade máxima à saúde e segurança das crianças após a mudança”, disse o oficial.
Fonte: Mainichi