O processo envolvendo o brasileiro Anderson Robson Barbosa, acusado de matar a esposa e a filha no Japão em agosto de 2022, avança na Justiça Federal do Brasil. Entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro, a 13ª Vara Federal de Curitiba conduzirá audiências remotas para ouvir testemunhas que residem no Japão.
Barbosa, natural de Londrina (PR), responde pelo assassinato de sua esposa, de 29 anos, e da filha, de apenas 3 anos, em um apartamento na cidade de Sakai, província de Osaka. Ambas foram encontradas mortas com ferimentos de faca. O acusado fugiu para o Brasil pouco antes do crime ser descoberto, sendo preso em São Paulo, em julho de 2023. Desde então, está detido em Curitiba.
As audiências serão realizadas por videoconferência devido à localização das testemunhas, todas residentes no Japão. A Justiça Federal ajustou os horários para compatibilizar com o fuso horário entre os países, e as sessões ocorrerão de forma fechada ao público, culminando com o interrogatório de Barbosa.
O pedido de prisão preventiva foi realizado pelas autoridades japonesas por meio de cooperação jurídica internacional. A Justiça brasileira acatou o pedido, e o Ministério Público Federal formalizou a denúncia em agosto de 2023.
Fonte: Yahoo Japan