O Simose Art Museum, localizado em Otake, na província de Hiroshima, foi eleito o museu mais bonito do mundo no prestigioso Prix Versailles, anunciado em cerimônia na sede da UNESCO, em Paris. Esta foi a primeira vez que a categoria de museus foi incluída no prêmio, criado em 2015 para celebrar a excelência em arquitetura e design.
O Museu Simose
Projetado pelo renomado arquiteto japonês Shigeru Ban, vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura em 2014, o museu foi inaugurado em 2023 e se destaca por seu design inovador. O Simose Art Museum conta com oito galerias móveis que podem ser rearranjadas para criar diferentes layouts, permitindo uma flexibilidade única nas exibições.
Além disso, sua estrutura impressiona com paredes de vidro colorido que se iluminam à noite, refletindo nas águas de um espelho d’água. Localizado à beira-mar, o projeto faz referência à beleza natural do Mar Interior de Seto e das ilhas Setouchi.
O museu exibe obras do artista e designer francês Emile Gallé, entre outros, unindo a arte contemporânea à beleza do design arquitetônico.
Reconhecimento internacional
O Prix Versailles incluiu o Simose Art Museum em uma lista de sete indicados de diferentes países, como o Grand Egyptian Museum, no Egito, e o A4 Art Museum, na China. O prêmio reconheceu a capacidade do museu de unir inovação arquitetônica e harmonia com a paisagem ao seu redor.
“Fiquei feliz por esta oportunidade de criar algo tão livre. O conceito das galerias flutuantes e a estrutura de madeira foram elementos que se destacaram”, disse Shigeru Ban em um comunicado.
Fonte: Japan Today