O custo médio das viagens domésticas no Japão durante o período do Ano Novo deve atingir um novo recorde neste ano, alcançando 43 mil ienes por pessoa. Esse valor representa um aumento de 4,9% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme dados divulgados pela JTB Corp., uma das principais agências de viagens do país. O aumento é atribuído, principalmente, ao encarecimento das hospedagens e à tendência de feriados prolongados.
Feriados prolongados impulsionam gastos
Segundo a agência, o aumento nos gastos também é explicado pela configuração do calendário. Como os dias 28 e 29 de dezembro, assim como 4 e 5 de janeiro, caem em finais de semana, muitos viajantes devem aproveitar para estender suas férias, contribuindo para o maior custo médio. Na comparação com o período pré-pandemia (2019/2020), porém, o número de viajantes ainda é menor, refletindo um cenário de recuperação gradual.
Turismo doméstico em alta, mas ainda abaixo do pré-pandemia
Apesar do aumento nos gastos, a quantidade de pessoas viajando dentro do Japão deve se manter estável em 28 milhões, número semelhante ao registrado no ano passado, mas cerca de 4% inferior ao período anterior à pandemia de COVID-19. O turismo doméstico segue como a principal escolha dos japoneses para o Ano Novo, em parte devido aos altos custos de viagens internacionais e à preferência por destinos locais.
Viagens ao exterior ainda em recuperação
O número de viajantes japoneses que optam por passar o Ano Novo fora do país também deve crescer em relação ao ano passado. A previsão é de 520 mil pessoas, um aumento de 60 mil em relação a 2023/2024. No entanto, este número ainda representa uma queda de aproximadamente 37% em comparação ao período pré-pandemia.
Fonte: Mainichi