13/12/2024 03:29

Search
Close this search box.
[bsa_pro_ad_space id=1]

Brasileiros são acusados de furtar cabos de cobre e causar prejuízos milionários no Japão

Dois brasileiros presos em setembro pela polícia na província de Mie estão sendo acusados de envolvimento em cerca de 70 furtos de cabos de cobre em várias regiões do Japão, incluindo as províncias de Aichi, Gifu e Shiga. Segundo as autoridades, os crimes causaram um prejuízo estimado de 110 milhões de ienes.

A investigação revelou que os furtos ocorreram principalmente em instalações de energia solar, que são alvos frequentes devido à dificuldade de vigilância em áreas amplas e isoladas. Em um dos casos registrados em Suzuka, em Mie, os brasileiros furtaram 390 quilos de cobre, avaliados em cerca de 456 mil ienes, que foram vendidos a intermediários, incluindo dois chineses presos no mês passado por receptação de produtos roubados.

O aumento no preço do cobre nos últimos anos, motivado pela alta demanda, tem impulsionado esse tipo de crime. Apesar dos esforços para instalar câmeras e sistemas de segurança, muitas empresas enfrentam dificuldades para proteger instalações em regiões remotas.

A polícia está avaliando novas medidas para combater os furtos, como a regulamentação da compra de metais e a exigência de comprovação de procedência. Além disso, algumas empresas têm optado por substituir o cobre por alumínio, material mais barato, mas menos eficiente.

O problema, no entanto, persiste em várias partes do Japão, com mais de 200 casos registrados apenas na província de Mie entre janeiro e junho deste ano.

Fonte: TBS e Chunichi

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
03:29, dez 13, 2024
temperature icon 5°C
céu limpo
Humidity 47 %
Pressure 1019 mb
Wind 12 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 0%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 06:42
Sunset Sunset: 16:28

Postagens recentes