O Japan Council of Metalworkers’ Unions (JCM), que representa trabalhadores de setores como automóveis e eletrônicos, anunciou que pedirá um aumento salarial base de pelo menos ¥12 mil durante as negociações trabalhistas do próximo ano. As discussões, conhecidas como shuntō (negociações da primavera), começarão oficialmente em fevereiro de 2025.
O presidente do JCM, Akihiro Kaneko, afirmou que o reajuste é necessário para enfrentar a inflação e garantir maior segurança financeira aos trabalhadores e consumidores. Ele destacou que o momento é necessário para manter um ciclo econômico positivo no Japão. “Com 2 milhões de membros, o JCM liderará a luta por salários mais altos”, declarou Kaneko em uma coletiva de imprensa realizada em Tóquio.
Esta será a 12ª vez consecutiva que o sindicato solicita um reajuste na escala salarial. O movimento faz parte de um esforço maior para assegurar que os aumentos salariais estejam alinhados com o custo de vida. Além do JCM, a Confederação Sindical do Japão, maior organização trabalhista do país, também anunciou que buscará um aumento geral de 5% nos salários, incluindo a base, para 2025.
Fonte: Japan Times