O número de casos de gripe sazonal continua a aumentar no Japão, registrando crescimento pela sétima semana consecutiva, de acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar. Na semana encerrada em 8 de dezembro, foram relatados 44.673 casos em cerca de 5.000 instituições médicas em todo o país. Isso equivale a uma média de 9,03 pacientes por instituição, quase o dobro em relação à semana anterior, que teve 4,86 pacientes por unidade.
Entre as regiões mais afetadas, Fukuoka lidera com 20,30 casos por instituição, seguida por Oita, com 13,41, e Chiba, com 13,23. Em 13 províncias, o número de pacientes ultrapassou o índice de 10 por unidade médica, considerado o nível de alerta. Embora Tóquio ainda não tenha atingido este nível, a capital registrou um aumento expressivo, passando de 4,28 para 8,19 casos por instituição, quase dobrando os números em relação à semana anterior.
O Ministério reforça a importância de medidas preventivas para conter a disseminação do vírus, como lavar as mãos regularmente, usar máscaras em locais fechados, fazer gargarejo e ventilar ambientes sempre que possível.
Fonte: Liverdoor e TBS