Um japonês, identificado como Fukudome Susumu, de 78 anos, foi morto em um assalto em São Paulo, no último dia 24 de dezembro. A informação foi divulgada pelas autoridades locais e confirmada pelo Consulado Geral do Japão na cidade.
Segundo a polícia brasileira, o crime ocorreu em uma área residencial na zona leste de São Paulo, próxima a um mercado. Fukudome estava acompanhado da esposa e do neto, fazendo compras de Natal. No momento em que a família se preparava para entrar no carro, um homem se aproximou e exigiu dinheiro. Ao receber uma negativa, o suspeito tomou a bolsa da esposa da vítima e disparou um tiro que atingiu o peito da vítima.
O assaltante fugiu, mas foi preso dois dias depois. Imagens de câmeras de segurança da região mostram o momento em que o suspeito aborda a família e comete o crime.
O Consulado do Japão em São Paulo informou que segue acompanhando o caso e prestando assistência à família. Ressaltou ainda que tem alertado os cidadãos japoneses sobre os riscos de segurança no Brasil, especialmente em São Paulo, onde vivem mais de 10 mil japoneses e uma grande comunidade de descendentes.
Casos de roubo envolvendo japoneses não são raros na região. Em abril deste ano, um outro cidadão japonês foi assaltado enquanto caminhava sozinho, tendo a bolsa roubada e sofrendo ferimentos na cabeça.
A polícia brasileira segue investigando as circunstâncias do crime e reforçou o policiamento na área.
Fonte: TBS, NHK e Yahoo Japan