Com o aumento do número de passageiros no período pós-pandemia, uma preocupante onda de roubos dentro de aviões que operam no Aeroporto Internacional de Narita, em Chiba, chamou a atenção das autoridades. A polícia e companhias aéreas estão intensificando os esforços para alertar os viajantes, especialmente com a proximidade das movimentações de fim de ano.
Somente até outubro de 2024, foram registrados 19 casos de furtos a bordo, um número significativamente maior que os 7 casos no mesmo período de 2023. Segundo as autoridades, o esquema consiste em retirar dinheiro das carteiras das vítimas, substituindo as notas roubadas por cédulas de países em desenvolvimento, dificultando a percepção imediata do crime.
A maioria dos casos aconteceu durante voos para destinos na América do Norte e Ásia, com as vítimas, em grande parte homens japoneses, tendo dinheiro furtado de suas bolsas guardadas nos compartimentos superiores. Em um dos casos mais graves, foram levados 2,07 milhões de ienes.
Campanha de conscientização
Para enfrentar o problema, a polícia e a operadora do aeroporto lançaram uma campanha de conscientização em parceria com a Zipair Tokyo, do grupo Japan Airlines. Em novembro, panfletos em formato de mangá foram distribuídos no Terminal 1 do aeroporto. Desenhados por um ex-policial e ilustrador, os materiais orientam os passageiros em quatro idiomas a manter seus pertences sempre à vista e a não deixá-los em bolsos de assentos ou compartimentos superiores.
A chefe da divisão de segurança, Isaho Kunii, reforçou a mensagem: “Carregue seus objetos de valor com você e nunca os deixe fora do alcance.”
Movimento nos aeroportos aumenta
Dados recentes mostram que o número de passageiros e de voos no Aeroporto de Narita está quase alcançando os níveis pré-pandemia. Entre abril e setembro de 2024, foram registrados cerca de 122 mil voos e 19,92 milhões de passageiros, uma recuperação de 90% em relação ao mesmo período de 2019.
Fonte: Mainichi