A Confederação dos Sindicatos dos Trabalhadores da Indústria Automobilística do Japão (JAW, na sigla em inglês) definiu nesta quinta-feira (9) sua meta para as negociações salariais da primavera de 2025, conhecidas como “shunto”. A organização, que representa 784.000 trabalhadores em empresas do setor automotivo, aprovou o pedido de um aumento de ¥12.000 no piso salarial durante uma reunião de seu comitê central em Yokohama, ao sul de Tóquio.
Essa é a primeira vez em sete anos que o grupo estipula um valor específico para aumento no piso salarial, marcando uma mudança significativa na estratégia da confederação. Segundo Akihiro Kaneko, presidente da JAW, o momento representa “um ponto de virada” nas negociações, com o objetivo de reduzir a crescente disparidade salarial entre pequenas e grandes empresas do setor.
Desde 2019, a JAW optava por não estabelecer metas específicas para facilitar que sindicatos menores solicitassem aumentos mais significativos em comparação com os sindicatos de empresas maiores. Contudo, essa abordagem não surtiu o efeito desejado, já que os sindicatos menores acabaram não reivindicando aumentos substanciais. Como resultado, a diferença salarial entre trabalhadores de grandes e pequenas empresas aumentou nos últimos anos.
Fonte: Nippon