24/11/2024 15:02

Search
Close this search box.
[bsa_pro_ad_space id=1]

Aeon planeja contratar 4.000 trabalhadores estrangeiros até 2030 para enfrentar escassez de mão de obra

Em meio a uma grave escassez de mão de obra no setor de serviços alimentícios do Japão, a rede de varejo Aeon anunciou planos para contratar 4.000 trabalhadores estrangeiros qualificados até 2030.

Atualmente, o grupo Aeon emprega cerca de 1.500 trabalhadores estrangeiros através do programa de Trabalhador Especificamente Qualificado do Japão. Este programa, lançado em 2019, visa atrair trabalhadores com habilidades especializadas para setores com falta de mão de obra, como o processamento de alimentos, onde esses trabalhadores têm atuado majoritariamente.

Em resposta a uma recente expansão do programa, que agora permite que trabalhadores qualificados preparem pratos prontos diretamente nos supermercados, a Aeon está ampliando suas contratações. Em novembro, a unidade de gestão de instalações Aeon Delight, em cooperação com o governo da Indonésia, contratou 16 trabalhadores para serviços de limpeza em suas lojas, hotéis e hospitais.

A decisão do governo japonês em março de expandir o programa de trabalhadores qualificados tem como objetivo diminuir a escassez de mão de obra, que afeta severamente o setor de serviços alimentícios. Uma pesquisa da Teikoku Databank revelou que 57% dos restaurantes no Japão não possuem funcionários em tempo integral suficientes, e 75% enfrentam escassez de trabalhadores temporários.

Para melhor apoiar os trabalhadores estrangeiros, a Aeon oferecerá moradia compartilhada e atividades recreativas, além de garantir que recebam a assistência necessária tanto no trabalho quanto fora dele. A maior parte dos novos trabalhadores será contratada pela Aeon Delight e distribuída para outras empresas do grupo através de uma agência de recrutamento.

Outras empresas japonesas também estão intensificando suas contratações de trabalhadores estrangeiros. A Seven & i Holdings, operadora do 7-Eleven, contratou cerca de 240 trabalhadores qualificados para um novo projeto de processamento de alimentos. A Hiday Hidaka, operadora de restaurantes, planeja contratar 26 novos trabalhadores qualificados em 2024, representando um quarto de suas novas contratações de graduados.

A Watami, que opera restaurantes e pubs izakaya, aumentou sua equipe de trabalhadores qualificados em cerca de 40% no último ano e espera que alguns assumam cargos de gerência no futuro. A Hiday Hidaka está garantindo que os trabalhadores estrangeiros tenham condições de vida e trabalho adequadas, com oportunidades de crescimento e mudança de status de residência.

Projeções do Centro de Pesquisa Econômica do Japão indicam que os salários em países como Vietnã, Tailândia e Indonésia podem exceder 50% dos níveis japoneses até 2032, o que poderia desmotivar trabalhadores estrangeiros a virem para o Japão. As empresas japonesas, portanto, precisarão investir em benefícios e medidas de apoio para manter sua força de trabalho estrangeira.

Fonte: Nikkei

 

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
15:02, nov 24, 2024
temperature icon 15°C
algumas nuvens
Humidity 41 %
Pressure 1023 mb
Wind 11 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 20%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 06:26
Sunset Sunset: 16:30

Postagens recentes