A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta para fortes nevascas entre quarta-feira (19) e quinta-feira (20), especialmente em áreas montanhosas ao longo do Mar do Japão. O padrão de pressão típico do inverno, combinado com uma forte massa de ar frio, deve provocar acúmulos significativos de neve nas regiões do norte ao oeste do país.
Nesta terça-feira (18), algumas áreas já registraram acúmulos consideráveis. Na cidade de Yurihonjo, na província de Akita, foram 13 centímetros de neve em apenas 12 horas. Em Iwamizawa, em Hokkaido, o volume chegou a 10 centímetros, enquanto em Aomori foram registrados 6 centímetros. Para as próximas 24 horas, a previsão indica até 50 centímetros de neve na região de Tohoku, enquanto Hokkaido e a província de Niigata podem receber até 40 centímetros.
Além disso, a neve deve atingir áreas mais baixas ao longo do Mar do Japão, incluindo partes da região de Chugoku, no oeste, e áreas da Península de Noto, na província de Ishikawa, que ainda enfrenta os efeitos do terremoto ocorrido no início deste ano. Na quinta-feira, há possibilidade de neve em áreas mais baixas das regiões de Kanto, no leste do Japão, e Kinki, no oeste, o que inclui cidades como Tóquio e Osaka.
A agência pede que a população acompanhe as atualizações meteorológicas e esteja preparada para possíveis interrupções no transporte público e nas estradas.
Fonte: NHK