Aichi deu mais um passo para enfrentar a falta de mão de obra na região. Nesta terça-feira (30), foi inaugurado em Nagoya o “Centro de Suporte à Contratação de Mão de Obra Estrangeira de Aichi”, voltado principalmente para pequenas e médias empresas que desejam contratar trabalhadores estrangeiros.
A cerimônia de inauguração aconteceu no prédio JR Central Towers, e contou com a presença do governador de Aichi, Hideaki Omura. Durante o evento, Omura destacou a importância do centro, afirmando que “a demanda por trabalhadores estrangeiros está aumentando, mas muitas empresas ainda enfrentam dificuldades com os processos burocráticos e têm dúvidas sobre como receber esses profissionais”.
O novo centro vai funcionar como um ponto de apoio único — ou “one-stop” — onde empresas e estrangeiros podem tirar dúvidas e receber orientações, tanto presencialmente quanto online. Dois consultores estarão disponíveis em tempo integral, oferecendo atendimento em vários idiomas.
Além do atendimento básico, o centro também contará com apoio de especialistas como advogados administrativos, que poderão ser enviados diretamente às empresas para tratar de questões como vistos, regras internas e documentos. Serão realizados ainda seminários para empresas e feiras de emprego voltadas para estrangeiros.
Todo o serviço oferecido é gratuito e o centro funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Fonte: NHK