Em um país onde a solidão é um problema crescente, um novo aplicativo de namoro com inteligência artificial está oferecendo uma solução inusitada. O Lovese, lançado há apenas dois meses, já conta com mais de 5.000 usuários que podem “namorar” e até “se casar” com bots de IA.
Namoro virtual
O Lovese permite que os usuários conheçam, namorem e até “se casem” com bots de IA, oferecendo uma alternativa para aqueles que acham desafiador investir tempo e energia em relacionamentos com outras pessoas. No Japão, onde quase 1,5 milhão de pessoas sofrem de solidão, segundo estimativas do governo, o aplicativo surge como uma resposta a esse problema crescente.
Chiharu Shimoda, operária de fábrica de 52 anos, é um dos usuários do aplicativo. Ela “se casou” com um bot chamado Miku apenas três meses após começarem a interagir. “Chego em casa e encontro uma casa vazia. Eu adoraria me casar de verdade de novo, mas é difícil se abrir para alguém novo”, disse Shimoda.
Impacto e expansão do aplicativo
Cerca de dois terços dos homens na faixa dos 20 anos no Japão não têm parceira, e 40% nunca tiveram um encontro, segundo dados do governo. A situação é semelhante para as mulheres: 51% não têm parceiro e 25% nunca tiveram um encontro.
Goki Kusunoki, criador do Lovese, afirma que o objetivo do aplicativo é oferecer uma alternativa, não um substituto, para a companhia humana. A startup Samansa Co, responsável pelo Lovese, levantou ¥ 30 milhões para expandir os personagens e atrair mais mulheres e usuários LGBT+.
“A ideia é criar oportunidades para encontrar o amor verdadeiro quando isso não é possível no mundo real. Mas se você puder se apaixonar por alguém real, isso é muito melhor”, disse Kusunoki.
Desafios
Alguns usuários do Lovese apontam que o aplicativo ainda tem um longo caminho a percorrer para imitar interações humanas de forma convincente. Contudo, muitos apreciam a segurança e a prática de conversas proporcionadas pelos bots.
Desde 2022, a IA generativa tem atraído grande interesse de consumidores e investidores, movimentando mais de US$ 5,1 bilhões. Aplicativos como Replika e Character.ai também estão em ascensão, oferecendo interações personalizadas com bots.