Um homem que vivia de forma ilegal no Japão entregou-se voluntariamente à polícia de Sapporo, Hokkaido, alegando estar “cansado de viver no país”. Ele foi detido em flagrante na quarta-feira (02) por violação à Lei de Controle de Imigração e Reconhecimento de Refugiados, após mais de cinco anos vivendo irregularmente.
Segundo a Delegacia de Polícia de Sapporo-Chuo, o estrangeiro desembarcou no Japão em setembro de 2006, pelo Aeroporto Internacional de Kansai, para viver na província de Osaka. Desde então, permaneceu no país, mesmo após seu visto expirar em janeiro de 2019. Em 24 de setembro deste ano, ele viajou como turista para Hokkaido, mas, poucos dias depois, decidiu se entregar às autoridades.
Por volta das 12h50 de quarta-feira, o homem entrou na delegacia afirmando que estava cansado de viver no Japão e que desejava voltar ao seu país de origem. Durante a verificação de seus documentos, a polícia confirmou que ele estava sem um Zairyu Card, o cartão de residência para estrangeiros no Japão, o que comprovou sua situação irregular.
O estrangeiro, que é sul-coreano e tem 59 anos, admitiu que sabia que ultrapassar o período de permanência no país era ilegal, mas explicou que perdeu seu Zairyu Card e teve dificuldades para renová-lo. Agora, ele aguarda o processo de deportação para a Coreia do Sul.
Fonte: TBS