O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (7) que o Japão tem tratado os EUA “muito mal” nas relações comerciais. A declaração foi feita nas redes sociais, logo após uma conversa telefônica com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba.
Trump disse ter falado com Ishiba pela manhã e informou que o Japão enviará uma equipe de alto nível para negociar com os EUA. “Eles não compram nossos carros, mas nós compramos milhões dos deles”, escreveu Trump. Ele também criticou o Japão em relação ao setor agrícola e outros setores comerciais, dizendo que “tudo isso precisa mudar”.
A conversa ocorre em meio a tensões provocadas por uma nova rodada de tarifas anunciadas por Trump, que impôs impostos sobre produtos de diversos países, incluindo o Japão. A taxa japonesa foi fixada em 24%, uma das mais altas da lista.
A ligação foi a primeira entre Trump e Ishiba desde que o ex-presidente americano anunciou as tarifas, o que impactou negativamente os mercados. Só nesta segunda-feira, a bolsa de Tóquio caiu mais de 2.600 pontos — a terceira maior queda em pontos da história — acumulando uma desvalorização de mais de 13% desde o anúncio dos tributos.
Segundo o governo japonês, Ishiba demonstrou preocupação com os efeitos das tarifas na capacidade de investimento das empresas japonesas. Mesmo assim, Tóquio tem adotado uma postura cautelosa e evita confrontar diretamente os Estados Unidos.
O premiê afirmou a jornalistas que pretende visitar os EUA “no momento certo” para tratar do assunto pessoalmente.
O Japão tem pedido isenção nas tarifas e lembra que, por cinco anos seguidos até 2023, foi o maior investidor estrangeiro direto nos Estados Unidos.
Fonte: NHK, Mainichi