08/01/2025 00:12

Search
Close this search box.
[bsa_pro_ad_space id=1]

Após morte de japonesa, freira brasileira é reconhecida como a pessoa mais velha do mundo

Com 116 anos, a freira gaúcha Inah Canabarro Lucas foi reconhecida como a pessoa mais velha do mundo após o falecimento da japonesa Tomiko Itooka, em 29 de dezembro de 2024. A informação foi confirmada pela LongeviQuest, organização internacional que monitora supercentenários ao redor do globo.

Nascida em 8 de junho de 1908, na cidade de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, Inah vive atualmente na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre. Com uma rotina disciplinada e bom humor, ela celebrou o título sem perder a leveza que a caracteriza.

De professora a freira: uma vida de dedicação

A trajetória de Inah reflete sua dedicação à espiritualidade e ao ensino. Aos 16 anos, ingressou no internato Santa Tereza de Jesus, em Santana do Livramento. Em 1928, fez seus votos como freira em Montevidéu, no Uruguai, e, ao retornar ao Brasil, passou a lecionar português e matemática em escolas do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.

Nos anos 1940, Inah voltou a Santana do Livramento, onde continuou sua missão educacional. Em 2018, ao se aproximar dos 110 anos, recebeu uma bênção apostólica do Papa Francisco, um reconhecimento que ela guarda com orgulho.

Segredo da longevidade

Familiares e amigos atribuem a longevidade de Inah ao seu otimismo, espiritualidade e dedicação ao próximo. Apesar das limitações na visão e audição, ela mantém uma rotina rigorosa, com horários fixos para acordar, comer, rezar e descansar.

Fonte: G1

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
00:12, jan 8, 2025
temperature icon 7°C
céu limpo
Humidity 35 %
Pressure 1003 mb
Wind 12 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 0%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 06:51
Sunset Sunset: 16:43

Postagens recentes