20/09/2024 08:00

Search
Close this search box.
[bsa_pro_ad_space id=1]

Aprenda a montar um kit de sobrevivência para emergências no Japão

Se você mora no Japão, sabe que o país é frequentemente atingido por terremotos, tufões e outros desastres naturais. Ter um kit de sobrevivência bem preparado pode fazer a diferença em uma emergência. Aqui, vamos explicar como montar um kit completo e prático para garantir sua segurança e a de sua família.

Em janeiro, um terremoto de magnitude sete atingiu a Península de Noto, na província de Ishikawa, lembrando a todos da importância de estarmos preparados. O Japão registra cerca de 1.500 terremotos por ano, além de deslizamentos de terra, inundações e tufões. Ter um kit de emergência não é apenas recomendado, mas fundamental para enfrentar essas situações.

O governo japonês recomenda que todos os residentes tenham um conjunto básico de suprimentos de emergência. Entre as recomendações estão uma lanterna, rádio portátil, capacete, capa protetora, luvas de trabalho, cobertor, baterias, isqueiro, velas, água, alimentos não perecíveis, abridor de latas, faca, roupas extras, dinheiro, kit de primeiros socorros, caderneta bancária e seu hanko (selo pessoal). Além disso, é importante incluir medicamentos prescritos e, se você tem filhos, montar kits menores para eles também.

Montar seu próprio kit pode ser uma tarefa demorada, mas você também pode comprar kits prontos em lojas como Aeon, Don Quijote e Muji, ou online. Esses kits geralmente incluem os suprimentos básicos, mas talvez você precise adicionar alguns itens específicos para suas necessidades.

Ao montar seu kit, considere que ele deve ser fácil de transportar. Um kit volumoso pode ser difícil de carregar em caso de evacuação. O ideal é guardá-lo próximo à porta de entrada para facilitar o acesso rápido. Não o deixe no carro, pois situações como tufões ou inundações podem dificultar a saída do veículo.

O governo japonês sugere que o kit de emergência cubra pelo menos três dias, mas, dependendo da gravidade do desastre, é melhor estar preparado para até uma semana. Em áreas mais isoladas, as famílias devem considerar ter reservas ainda maiores. Também é importante conhecer os riscos da sua área, como exposição a deslizamentos de terra, e saber as rotas de evacuação.

Além do kit de sobrevivência, você pode se preparar de outras formas para desastres naturais. Baixe um aplicativo de alerta de desastres, como o NERV Disaster Prevention, que avisa sobre terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas. Proteja móveis pesados, como geladeiras e painéis de TV, para evitar quedas durante um terremoto. Coloque objetos pesados em prateleiras mais baixas e use conexões flexíveis em aparelhos a gás. Posicione camas e áreas de recreação infantil longe de itens que possam cair e causar ferimentos.

Para mais informações sobre como se preparar para desastres naturais no Japão, utilize recursos online como o portal do governo japonês, que permite verificar os perigos em sua área, além de pesquisar por locais de evacuação usando os termos “hinan basho” (避難場所) ou “hinansho” (避難所).

Mais informações para Brasileiros no Japão

Esperamos que o conteúdo tenha sido esclarecedor, por isso não esqueça de compartilhar com todo mundo!

Continue acompanhando o nosso site e redes sociais para ficar por dentro de mais novidades e informações sobre o público brasileiro no Japão.

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
08:00, set 20, 2024
temperature icon 29°C
nublado
Humidity 77 %
Pressure 1013 mb
Wind 8 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 75%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 05:27
Sunset Sunset: 17:41

Postagens recentes