O 6º Campeonato Mundial de Karatê Shotokan, realizado em Tóquio, Japão, tem sido palco de grandes conquistas para os brasileiros, especialmente para os atletas maranhenses. Até agora, os competidores do Maranhão já conquistaram quatro medalhas: um ouro, uma prata e dois bronzes.
Radhyja Costa, Garance Demousseau e João Guilherme são os destaques brasileiros na competição. Radhyja conquistou o bronze no kata individual, Garance garantiu a prata no kumite, e o jovem João Guilherme conseguiu um ouro por equipes no kata e um bronze por equipes no kumite. A competição está sendo disputada no prestigiado Budo Gymnasium, em Tóquio, reforçando o talento e a dedicação dos atletas brasileiros.
A equipe brasileira é composta por atletas de alto nível, incluindo Marco Aurélio Mota (5º Dan), Gilbert Demousseau (3º Dan), Garance Demousseau (2º Dan), Elvacy Júnior (1º Dan), Radhyja Costa (1º Dan), Daniel Caripunas (2º Kyu), Vitor Augusto Moraes (3º Kyu) e João Guilherme Maciel (3º Kyu).
Radhyja Costa subiu ao pódio no kata individual, ao lado de competidoras do Japão e da Suécia. Garance Demousseau, sensei e mãe de Garance, garantiu a prata no kumite. O prodígio João Guilherme, de apenas 12 anos, destacou-se com um ouro por equipes no kata e um bronze por equipes no kumite.
Fonte: Portal Maranhão Imirante