O orçamento médio para o Natal dos consumidores no Japão caiu para 16.329 ienes, representando uma redução de 27,7% em relação ao ano anterior. A pesquisa, realizada pela empresa de pesquisa Intage, reflete a preocupação crescente com o aumento do custo de vida, levando muitas pessoas a limitar os gastos.
A pesquisa, conduzida online entre os dias 22 e 25 de novembro com 5.000 participantes de 15 a 79 anos, destacou que o período de Natal deste ano, com a véspera e o dia caindo em dias úteis, também contribui para a contenção dos gastos. Além disso, os consumidores estão se preparando para despesas maiores durante o feriado prolongado de Ano Novo, que terá nove dias de duração.
Desde que os levantamentos começaram, em 2021, os orçamentos de Natal vinham aumentando por dois anos consecutivos, conforme o impacto da pandemia de COVID-19 diminuía. Porém, este ano, o cenário econômico mudou a direção da tendência.
Os dados também mostraram que o orçamento médio para o Ano Novo se manteve praticamente igual ao do ano passado.
Entre os entrevistados, 51,1% afirmaram não ter planos para o Natal, um aumento de 1,2 ponto percentual em relação ao ano anterior. Já a parcela que planeja comprar presentes, incluindo para si mesmos, caiu para 27,4%, uma queda de 2,3 pontos percentuais.
Fonte: Japan Today