23/11/2024 03:33

Search
Close this search box.
[bsa_pro_ad_space id=1]

Autoridades japonesas alertam para crescente surto de doença mão-pé-boca

Os casos de doença mão-pé-boca estão aumentando em várias regiões do Japão, mesmo fora da temporada de verão, o que tem preocupado autoridades de saúde e famílias. De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, houve uma alta contínua nas últimas três semanas, com uma média de 10,78 pacientes por instituição médica na semana encerrada em 13 de outubro. Ehime foi a província mais afetada, registrando 28,25 casos por unidade de saúde, seguida por Yamagata e Toyama.

A doença mão-pé-boca, geralmente comum em crianças menores de dois anos, tem mostrado um aumento inesperado entre crianças mais velhas, incluindo estudantes do ensino fundamental. Especialistas apontam que a baixa exposição ao vírus nos últimos anos, devido às medidas de prevenção contra a COVID-19, pode ter deixado muitas crianças sem imunidade, contribuindo para a propagação do vírus este ano.

A doença é causada por enterovírus e se espalha facilmente através de gotículas no ar ou contato com superfícies contaminadas. Os principais sintomas incluem febre e erupções nas mãos, pés e boca, e em casos raros, podem surgir complicações graves, como inflamação cerebral. As erupções na boca podem causar dor ao comer ou beber, o que aumenta o risco de desidratação, principalmente em crianças pequenas.

Os pais são orientados a buscar atendimento médico se seus filhos apresentarem dificuldade para se hidratar, vômitos, cansaço excessivo ou redução na quantidade de urina. Higienizar as mãos com água e sabão continua sendo a medida mais eficaz para prevenir a doença, já que o álcool em gel não elimina os enterovírus.

Fonte: Asahi

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
03:33, nov 23, 2024
temperature icon 11°C
nuvens dispersas
Humidity 55 %
Pressure 1013 mb
Wind 4 mph
Wind Gust Wind Gust: 9 mph
Clouds Clouds: 26%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 06:25
Sunset Sunset: 16:30

Postagens recentes