28 de agosto – a Agência Meteorológica do Japão emitiu um “aviso especial de tufão” para a província de Kagoshima devido ao tufão nº 10, que é um dos mais fortes já registrados. O tufão deve atingir a ilha de Kyushu a partir do dia 29. A agência alerta que a evacuação deve ser concluída antes que os ventos fortes comecem, pois a evacuação em meio a ventos intensos é extremamente perigosa.
O aviso especial abrange as seguintes áreas de Kagoshima:
- Região de Satsuma: Kagoshima, Hioki, Ichiki-Kushikino, Akune, Izumi, Isa, Nagashima, Satsumasendai, Kirishima, Aira, Satsuma, Yusui, Koshikijima, Makurazaki, Ibusuki, Minamisatsuma e Minamikyushu.
- Região de Osumi: Soo, Shibushi, Osaki, Kanoya, Tarumizu, Higashikushira, Nishinoomote, Kimotsuki.
- Região de Tanegashima e Yakushima: Nishinoomote, Mishima, Nakazato, Minamitane e Yakushima.
Avisos especiais são emitidos quando a pressão central do tufão cai abaixo de 930 hectopascais ou quando a velocidade máxima do vento ao redor do centro ultrapassa 50 metros por segundo. A Agência Meteorológica do Japão enfatiza a necessidade de concluir a evacuação antes do início dos ventos fortes devido ao risco de desastres graves.
Além disso, há a possibilidade de chuvas recordes em Kagoshima e Miyazaki, com a emissão de um aviso especial de chuvas intensas sendo considerada. A agência realizará uma coletiva de imprensa de emergência às 14h.