Em uma importante reunião bilateral, Brasil e Japão deram mais um passo para estreitar seus laços comerciais. Na última sexta-feira (13), o ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto, assinaram um Memorando de Entendimento que visa fortalecer a cooperação entre os dois países no setor agrícola.
O principal objetivo do acordo é garantir o suprimento estável de grãos brasileiros ao Japão, além de promover sistemas agroalimentares sustentáveis que beneficiem ambos os países. O memorando foi assinado durante a Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20, realizada em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso.
Na ocasião, o ministro brasileiro destacou a longa e positiva relação entre Brasil e Japão, ressaltando as oportunidades de cooperação na produção de alimentos e energias renováveis. “Temos muito orgulho da relação entre Brasil e Japão. Há grandes oportunidades na cooperação para a produção sustentável de alimentos e energia”, afirmou Fávaro.
Por sua vez, o ministro japonês enfatizou a importância do acordo, afirmando que ele fortalece vários aspectos da agropecuária de ambos os países. O Japão, que depende de importações para garantir parte de seu abastecimento alimentar, se beneficia dessa parceria com o Brasil, um dos maiores exportadores de grãos do mundo.
Além da expansão do comércio agrícola, o encontro também discutiu temas como a transição energética. Durante a visita ao Japão, Fávaro também esteve na Toyota, onde tratou de projetos para a fabricação de carros movidos a combustíveis renováveis no Brasil.
Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária