A cidade de Izumo, localizada na província de Shimane, nomeou um nipo-brasileiro como responsável por apoiar estrangeiros na busca por emprego, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades com o idioma. Celso Fujii, de 43 anos, nascido no Brasil e residente no Japão desde 2010, foi designado como “Mentor de Emprego para Residentes Estrangeiros” pela prefeitura local.
A iniciativa busca melhorar a integração dos estrangeiros no mercado de trabalho da região. Em Izumo, onde vivem cerca de 4.700 estrangeiros, a maioria de origem brasileira, muitos enfrentam barreiras linguísticas que dificultam a comunicação com empresas e serviços de emprego. Falando português e japonês, Fujii será responsável por fornecer suporte direto aos estrangeiros, além de atuar como ponte entre empresas e os candidatos, facilitando a contratação.
O brasileiro afirmou que seu objetivo é garantir que mais estrangeiros consigam se estabilizar na cidade, evitando a necessidade de se mudarem por falta de emprego. “Quero ser uma ponte de confiança para ajudar o máximo de pessoas possível a encontrar trabalho”, declarou.
Fonte: NHK