O Ciclone Tropical Número 5 deve se aproximar e possivelmente atingir a região de Tohoku na segunda-feira, 12 de agosto. O Serviço Meteorológico do Japão emitiu alertas sobre possíveis deslizamentos de terra e outros perigos associados ao ciclone.
Às 15h do dia 10, o ciclone se deslocava para o norte no mar a leste do Japão a uma velocidade de 20 km/h. A previsão indica que o ciclone pode enfraquecer sua velocidade, mas trará ventos fortes e se aproximará significativamente de Tohoku, com possibilidade de atingir a região.
Devido ao ciclone, as ondas estão altas nos mares de Kanto e Tohoku às 17h30. A quantidade de chuva esperada para o lado pacífico de Tohoku pode alcançar 150 mm até a tarde do dia 11 e até 300 mm até a tarde do dia 12, resultando em chuvas intensas.
Em coletiva de imprensa realizada hoje, o Serviço Meteorológico informou que a quantidade total de chuva esperada pode superar a média de um mês de agosto para algumas áreas. O órgão também alertou sobre os riscos associados ao ciclone e solicitou que a população, apesar do movimento intenso durante o feriado e o Obon, tome precauções contra deslizamentos de terra, aumento e transbordamento de rios, ventos fortes e ondas altas.
Fonte: FNN