A cidade de Iga, na província de Mie, acaba de lançar um guia em seis idiomas diferentes para ajudar seus residentes estrangeiros. Com versões impressas e digitais, o “Guia para Residentes Estrangeiros” está disponível em inglês, chinês, português, espanhol, vietnamita e uma versão simplificada do japonês.
Os guias, com 35 páginas cada, abordam diversos aspectos da vida cotidiana. Eles incluem informações sobre como relatar emergências e obter assistência médica, dicas para preparação e evacuação em caso de desastres naturais, como tufões e terremotos, e orientações sobre descarte de lixo, relações de vizinhança e procedimentos após um falecimento. Além disso, os guias contêm detalhes sobre seguro de saúde, pensões, assistência para idosos e deficientes, e impostos, bem como orientações sobre gravidez, parto, creche, educação obrigatória e ensino superior. Também são abordadas as regras de trânsito e outros tópicos úteis para a vida cotidiana.
A cidade distribuiu 900 cópias dos guias em nove locais estratégicos, incluindo a prefeitura de Iga e o Tabunka Kyousei Center. Além disso, versões digitais estão disponíveis por meio de códigos QR, facilitando ainda mais o acesso às informações.
Iga possui uma população estrangeira significativa, com 6.008 residentes de 44 países diferentes, representando 7,06% da população total de 85.153 habitantes. Os maiores grupos de estrangeiros são do Brasil, com 1.955 pessoas, seguido pelo Vietnã, Filipinas, China e Peru.
Para melhor atender essa população diversa, a cidade designou sete funcionários para fornecer serviços de consultoria e interpretação nos cinco idiomas principais, além do japonês. Esses serviços respondem a cerca de 7.000 consultas anuais, promovendo a integração dos estrangeiros na comunidade.
Para mais informações, os residentes podem entrar em contato com a Divisão de Assuntos Multiculturais pelo telefone 0595-22-9702.
Fonte: Mainichi