A Toyota, uma das maiores montadoras do mundo, está prestes a concluir a construção da primeira cidade inteligente do planeta, a Woven City. Localizada no antigo pátio de veículos adjacente à antiga fábrica de Higashi-Fuji, próximo ao Monte Fuji, a cidade ocupará uma área de aproximadamente 70,82 hectares.
A Woven City é descrita como um “laboratório vivo”, onde serão estudadas as interações entre humanos, veículos autônomos, robôs, energia limpa e inteligência artificial (IA). A construção da cidade começou em 24 de fevereiro de 2021, durante a pandemia de COVID-19, e deve ser concluída até o verão japonês de 2024, ou seja, até meados de setembro.
Em uma coletiva de imprensa recente, a Toyota informou que até 2025 a cidade será lançada de “forma suave” e iniciará os “testes de demonstração”. Esses testes incluirão experimentos com tecnologias de comunicação remota de última geração e “logística inteligente” usando robôs de entrega vinculados a aplicativos de smartphones.
A cidade terá três tipos de ruas interligadas: uma para veículos autônomos, outra para pedestres e uma terceira para pedestres com veículos de mobilidade pessoal. Além disso, haverá uma estrada subterrânea dedicada ao transporte de cargas e mercadorias.
A comunidade inicial da Woven City contará com cerca de 360 moradores, incluindo idosos, famílias com crianças pequenas e inventores. Com o tempo, a população deverá crescer para mais de 2.000 habitantes, incluindo funcionários da Toyota.
Fonte: Correio Braziliense