88 trabalhadores vietnamitas, contratados pela fabricante japonesa de confeitos Chateraise Co., ficaram sem remuneração por aproximadamente dois meses e meio. A empresa informou neste sábado que planeja compensar a perda de rendimentos desses trabalhadores a partir do início de julho.
Entenda o caso
Os trabalhadores vietnamitas, muitos com o visto de “Trabalhador Qualificado Específico”, foram contratados para trabalhar em uma fábrica na província de Yamanashi. Devido a atrasos no pleno funcionamento de novas fábricas em outras localidades, os trabalhadores ficaram ociosos desde o final de fevereiro, sem receber salário.
Os trabalhadores, que abandonaram seus empregos anteriores para se juntar à Chateraise, foram prejudicados pela situação. Este programa de visto, criado em 2019, permite que estrangeiros mudem de emprego dentro da mesma área profissional, o que incentivou muitos a fazer a transição para a Chateraise.
A empresa reconheceu os transtornos e preocupações causados aos trabalhadores estrangeiros e se comprometeu a evitar incidentes semelhantes no futuro. Alguns dos trabalhadores vietnamitas já iniciaram suas atividades, e todos devem começar a trabalhar ainda este mês.
Vale destacar que o visto de “Trabalhador Qualificado Específico” permite que estrangeiros trabalhem em 12 áreas profissionais no Japão, incluindo produção de alimentos, construção e cuidados de enfermagem. Atualmente, cerca de 200.000 estrangeiros trabalham com este tipo de visto no país.
Fonte: Mainichi