Alguns bancos no Japão começaram a bloquear saques e movimentações em contas bancárias de estrangeiros que estão com o visto vencido. A informação foi confirmada nesta terça-feira (8) pela Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA), em meio ao aumento de golpes envolvendo contas bancárias em nome de estrangeiros.
De acordo com a polícia japonesa, essas contas têm sido vendidas ilegalmente e usadas em fraudes conhecidas como “fraudes especiais”, nas quais criminosos se passam por parentes ou autoridades para enganar as vítimas.
Embora a FSA não tenha divulgado oficialmente quais bancos já adotaram a medida, a agência Kyodo apurou que o MUFG Bank e o Mizuho Bank — dois dos maiores bancos do país — já estão aplicando a nova regra. Outros bancos devem seguir o mesmo caminho à medida que atualizam seus sistemas internos.
A recomendação para o bloqueio foi feita pela Agência Nacional de Polícia em dezembro do ano passado, após o aumento de casos de uso indevido de contas bancárias por pessoas em situação irregular no país.
O bloqueio deve permanecer até que o titular comprove que está com a residência regularizada. Em casos excepcionais, como pagamentos de contas de serviços públicos, a movimentação da conta pode ser liberada.
A regra exige que o estrangeiro informe ao banco sempre que houver renovação ou alteração no status do visto. No entanto, essa exigência ainda é pouco conhecida entre a comunidade estrangeira, o que pode resultar em bloqueios mesmo para quem está legalmente no país, mas não notificou o banco.
Autoridades alertam que o uso de contas após o vencimento do visto pode ser considerado crime de falsidade ideológica, salvo em situações específicas.
Fonte: Kyodo News