As fortes chuvas causadas pelo tufão nº 10 provocaram deslizamentos de terra que atingiram a cidade de Shizuoka. Entre as 17h do dia 26 de agosto e as 5h do dia 1º de setembro, a cidade registrou um acumulado de 728,0 milímetros de chuva, segundo dados preliminares da AMeDAS – sistema automatizado de coleta e transmissão de dados meteorológicos no Japão.
No distrito de Suruga, na região de Kuno, um deslizamento de terra ocorrido em 31 de agosto soterrou várias estufas agrícolas. Moradores relataram um som intenso, semelhante ao de um trovão, seguido por um forte cheiro de terra. “Vivo aqui há 75 anos e nunca vi algo assim”, disse um agricultor local, visivelmente abalado.
Já no distrito de Shimizu, a encosta atrás do templo Tetchu Zenji cedeu, engolindo mais de 40 lápides. Um casal que visitava o local no dia 1º de setembro ficou chocado ao se deparar com a destruição. “Comentamos no caminho que aquela área parecia instável, e agora vemos que estávamos certos”, relataram.
Segundo o monge-chefe do templo, o deslizamento ocorreu por volta das 16h do dia 31 de agosto, mas devido à forte chuva, ele não ouviu nenhum som. “Quando fui verificar, vi uma corrente de lama descendo como uma cachoeira. Não havia nada que pudesse ser feito”, lamentou.
Apesar dos danos materiais, felizmente, não houve vítimas.
Yahoo News