O número de casos de fraude em que dinheiro roubado foi transferido por serviços bancários online em Tóquio cresceu cerca de cinco vezes em 2023, em comparação ao ano anterior, totalizando 106 incidentes.
No primeiro trimestre de 2024, já foram registrados 36 novos casos, indicando um aumento ainda mais rápido do que o observado no ano passado, conforme dados do Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio.
Cenário da fraude
Embora o total de fraudes especiais detectadas em Tóquio tenha diminuído 9,3% em 2023, totalizando 2.918 casos, a modalidade que envolve transferências bancárias online é particularmente preocupante. Este tipo de fraude é difícil de detectar e as vítimas frequentemente acabam enviando repetidamente seu dinheiro, amplificando os danos financeiros.
Especialistas alertam que, devido ao uso diário dos serviços bancários online por muitas pessoas, a tendência é que o número de fraudes nesse setor continue a aumentar.
Dos 122 casos de fraude em que mais de 10 milhões de ienes foram roubados no ano passado, 32 envolveram transferências bancárias online. Este número é o segundo maior, perdendo apenas para os 46 casos em que as vítimas entregaram dinheiro diretamente aos criminosos.
Fonte: Japan Times