A polícia da Província de Aichi anunciou a prisão de dois indivíduos acusados de forçar quatro meninos a trabalhar, incluindo a operação de uma escavadeira por uma criança de 11 anos. As prisões ocorreram em 15 de maio.
Yu Himuro, 46 anos, de Nagoya, que dirige o centro de autossuficiência Ikijuku na cidade de Tokai, e outro indivíduo não identificado foram detidos sob suspeita de violar a Lei de Normas Trabalhistas. Himuro teria confessado as acusações.
Os acusados teriam obrigado meninos com idades entre 10 e 13 anos a realizar trabalhos pesados, como remoção de sucatas industriais e descarregamento de objetos, entre abril de 2023 e março de 2024. Em um caso específico, um menino de 11 anos foi forçado a operar uma escavadeira hidráulica em fevereiro de 2024.
A legislação japonesa proíbe o trabalho de crianças menores de 15 anos e impede que menores de 18 anos realizem tarefas perigosas, exceto em situações específicas permitidas por lei.
Centro Ikijuku
Ikijuku é um internato que recebe crianças e adolescentes que não frequentam a escola e os incentiva à autossuficiência por meio da vida em comunidade. Além da unidade em Aichi, a organização possui instalações semelhantes nas províncias de Kumamoto e Nagasaki. Segundo a Polícia da Província de Aichi, em março deste ano, cerca de 20 dos 30 residentes de Ikijuku eram menores de idade.
Fonte: Mainichi