Duas pessoas morreram e três estão desaparecidas após um barco pesqueiro com 20 tripulantes virar na costa da província de Ibaraki, no leste do Japão, na madrugada de segunda-feira (6).
De acordo com informações da Guarda Costeira local, o incidente aconteceu por volta das 2h05, próximo ao porto de Kashima. O barco, identificado como Ohama Maru No. 8, tinha 80 toneladas. Das 20 pessoas a bordo, 17 foram resgatadas, incluindo cinco indonésios.
Entre os resgatados, dois japoneses, um na faixa dos 50 anos e outro na dos 60, não resistiram e foram declarados mortos. Outros três tripulantes, com idades entre 40 e 70 anos, continuam desaparecidos.
A Guarda Costeira mobilizou vários navios de patrulha, aeronaves e uma equipe especial de resgate para as buscas. Pescadores locais também estão colaborando, concentrando os esforços em áreas onde há manchas de óleo na superfície do mar. No entanto, com o barco presumivelmente submerso, poucas pistas foram encontradas até o momento.
De acordo com a cooperativa pesqueira Otsu, à qual o barco pertence, o *Ohama Maru No. 8* partiu do porto de Otsu na tarde de domingo (5). Esta era a primeira operação de pesca de sardinhas do ano, realizada em conjunto com outras duas embarcações.
Um dos tripulantes resgatados relatou que o barco começou a inclinar gradualmente após as redes ficarem sobrecarregadas com uma grande quantidade de peixes. As autoridades estão investigando se o peso do carregamento foi a causa do naufrágio.
As condições climáticas no momento do acidente eram calmas, segundo relatos.
A investigação segue em andamento.
Fonte: Japan Times