O dólar americano registrou uma forte alta no mercado japonês na manhã desta quinta-feira, superando a marca de 156 ienes pela primeira vez em quase quatro meses. A valorização foi impulsionada por um aumento na venda de ienes e compra de dólares, motivado por expectativas de que o diferencial de juros entre o Japão e os Estados Unidos deve se ampliar nos próximos meses, segundo especialistas do mercado financeiro.
A especulação ganhou força após notícias sobre possíveis mudanças fiscais nos Estados Unidos, com o presidente eleito Donald Trump sinalizando cortes de impostos e outras medidas que, segundo analistas, podem impactar a economia americana. A expectativa é que essas políticas, juntamente com o controle do Congresso pelo Partido Republicano, elevem a inflação nos EUA, resultando em juros ainda mais altos no país.
“O dólar pode chegar a 160 ienes até o final do ano, especialmente se as medidas de Trump de fato provocarem um aumento inflacionário nos Estados Unidos,” comentou um especialista de um centro de pesquisas econômico.
Ao meio-dia, o dólar era negociado a 155,99 ienes em Tóquio, uma alta expressiva em relação ao fechamento de 155,10 ienes do dia anterior.
Fonte: Nikkei