O dólar americano caiu para uma faixa de 139 ienes nesta segunda-feira, durante as negociações na Ásia, atingindo seu menor nível em mais de um ano. Esse movimento ocorre em meio à crescente expectativa de que o Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos reduza as taxas de juros em meio ponto percentual ainda este mês.
A moeda americana recuou para a faixa dos 139 ienes, seu menor valor desde julho de 2023, antes da reunião de dois dias do Fed, que começa nesta terça-feira. Os mercados financeiros no Japão estavam fechados na segunda-feira devido a um feriado nacional, o que resultou em menor volume de negociações.
Além disso, o dólar foi pressionado por declarações de membros do conselho do Banco do Japão (BoJ) no início deste mês, que sugeriram uma postura favorável a um aumento das taxas de juros. O BoJ também terá uma reunião de dois dias, a partir de quinta-feira.
Às 17h (horário local), o dólar estava cotado a 139,87-88 ienes, em comparação com 140,89-92 ienes na sexta-feira em Tóquio. O euro estava a 155,47-49 ienes, contra 156,29-33 no final da tarde de sexta-feira.
No final da semana passada, o jornal The Wall Street Journal informou que o Fed provavelmente reduzirá as taxas de juros em 0,5 ponto percentual, para 5,25-5,50%, as mais altas em 23 anos. A intenção é evitar uma desaceleração brusca da maior economia do mundo.
Enquanto isso, o BoJ deve manter sua taxa de política monetária, à medida que analisa os impactos do recente aumento das taxas de juros em meio à volatilidade dos mercados financeiros, de acordo com fontes familiares ao assunto.
No entanto, especulações apontam que a diferença entre as taxas de juros dos EUA e do Japão deve continuar diminuindo, o que pode levar mais participantes do mercado a vender dólares e comprar ienes.
Fonte: NHK