O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão cresceu 0,6% em abril, em relação ao mês anterior, impulsionado pela recuperação na fabricação de automóveis. A informação foi divulgada pelo Centro Japonês de Pesquisa Econômica (JCER) em seu relatório mensal.
“Em abril, o envio de bens de consumo, especialmente automóveis, aumentou, e o consumo privado também apresentou uma tendência positiva”, afirmou o documento.
Este foi o segundo mês consecutivo de crescimento do PIB, após um aumento de 0,3% em março, conforme as estimativas históricas revisadas do JCER. O consumo final privado cresceu 0,5%, enquanto o investimento residencial privado aumentou 1,3%, revertendo as quedas de 0,9% e 2,3% registradas em março, respectivamente.
Apesar do crescimento, o JCER adota uma postura cautelosa em relação ao consumo, citando dados de uso de cartões de crédito e confiança do consumidor. “A tendência fundamental do consumo privado permanece fraca”, observou o relatório.
As exportações em abril subiram 0,4% em relação ao mês anterior, enquanto as importações caíram 0,8%, contribuindo para o aumento do PIB. A recuperação nas exportações de automóveis, que estavam lentas até o mês anterior, foi um fator significativo para esse crescimento.
O investimento de capital do setor privado, no entanto, teve uma leve queda de 0,2% em comparação com março, indicando que ainda há desafios a serem enfrentados na economia japonesa.
Fonte: TBS