13/11/2024 10:31

Search
Close this search box.
[bsa_pro_ad_space id=1]

Empresas de cartão de crédito no Japão consideram aumentar taxas em meio ao crescimento do turismo

O Japão está prestes a bater um recorde histórico no número de visitantes internacionais em 2024, com uma previsão de 35 milhões de turistas. Esse boom no turismo, no entanto, tem gerado dores de cabeça para as empresas de cartão de crédito japonesas, que estão enfrentando perdas significativas devido ao uso de cartões emitidos no exterior.

Com o aumento nas transações realizadas por turistas, as empresas de cartão de crédito locais estão sendo forçadas a pagar taxas elevadas aos emissores estrangeiros e às redes de marcas internacionais, como Visa e MasterCard. Essas taxas, muitas vezes, superam as tarifas cobradas aos comerciantes japoneses, levando a um prejuízo que pode ultrapassar 30 bilhões de ienes neste ano – um aumento de 50% em relação a 2023.

Das oito maiores empresas de cartão de crédito no Japão, sete relataram crescimento nas perdas, de acordo com uma pesquisa recente. Seis delas estão considerando, ou já implementaram, taxas mais altas especificamente para transações com cartões emitidos no exterior.

Ao contrário de esquemas polêmicos de preços diferenciados para turistas, que afetam diretamente os consumidores, as novas taxas seriam direcionadas aos comerciantes – como lojas e restaurantes – que aceitam esses cartões. Isso pode criar um dilema para negócios que dependem de compras turísticas, especialmente em um contexto onde o iene fraco tem impulsionado as vendas de produtos de luxo, como câmeras e relógios.

Enquanto alguns estabelecimentos, como grandes varejistas de eletrônicos e hotéis de luxo, estão sendo pressionados a adotar tarifas duplas, a resistência é grande. “É inviável aumentar as tarifas dos quartos apenas para clientes que usam cartões com taxas mais altas”, disse um representante de um hotel de luxo em Tóquio. A ideia de um aumento generalizado nas tarifas, independentemente do tipo de cartão, parece ser uma alternativa mais aceitável para alguns.

Com a expectativa de que os gastos turísticos alcancem 8 trilhões de ienes neste ano, as empresas de cartão de crédito japonesas se veem em uma encruzilhada. A pressão por soluções que equilibrem os custos operacionais e a competitividade no mercado está crescendo, e a introdução de taxas mais altas para cartões estrangeiros pode ser apenas o começo de mudanças mais amplas no setor.

Fonte: Nikkei

Artigos do(a) mesmo autor(a)

loader-image
Tokyo, JP
10:31, nov 13, 2024
temperature icon 19°C
algumas nuvens
Humidity 50 %
Pressure 1020 mb
Wind 11 mph
Wind Gust Wind Gust: 0 mph
Clouds Clouds: 20%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 06:15
Sunset Sunset: 16:36

Postagens recentes