Em um esforço para enfrentar a crescente escassez de mão de obra, diversas empresas no Japão estão implementando medidas para melhorar as condições de trabalho para funcionários pós-aposentadoria. As iniciativas incluem aumento de salários e extensão da idade de permanência no emprego.
A Nitori Holdings, uma conhecida rede de móveis para casa, tem se destacado nessa abordagem. Tradicionalmente, os funcionários da empresa se aposentavam aos 60 anos, com a opção de continuar trabalhando até os 65 anos, porém com salários reduzidos. Recentemente, a Nitori anunciou que está estendendo a idade de trabalho para 70 anos e ajustando os salários para cerca de 90% do valor que os trabalhadores ganhavam antes da aposentadoria.
De acordo com Ohki Mitsuru, gerente geral do Organization Development Office da Nitori Holdings, a iniciativa visa não apenas manter a força de trabalho, mas também aproveitar a experiência dos trabalhadores mais velhos. “Nossa maior esperança para os funcionários pós-aposentadoria é que eles instruam os trabalhadores mais jovens. Acho que há muitas coisas que não podem ser vistas pela geração mais jovem. Esperamos que os trabalhadores mais velhos deem muitas opiniões para melhorar a empresa”, explicou Mitsuru.
Além da Nitori, outras empresas também estão adotando medidas semelhantes. A montadora Suzuki e a empresa de TI Itochu Techno-Solutions, associada à trading house, ajustaram os salários de seus trabalhadores mais velhos para os mesmos níveis que eles recebiam antes da aposentadoria, a partir de abril deste ano.
Fonte: NHK