Uma pesquisa da Fundação de Promoção Industrial e Econômica Risona de Saitama mostrou que cerca de 70% das empresas na província estão enfrentando falta de mão de obra. O levantamento, realizado em julho de 2024, abrangeu 1.018 empresas, das quais 33,8% responderam.
De acordo com o estudo, 12,8% das empresas relataram uma grave falta de funcionários efetivos, enquanto 53,5% indicaram uma leve escassez, totalizando quase 70% das empresas com dificuldades para preencher vagas.
A principal razão para essa escassez é a baixa quantidade de candidatos para as vagas, citada por 78,3% das empresas. O aumento na rotatividade e nas demissões também foi mencionado, com 48,6% das empresas apontando esse fator.
As consequências incluem o aumento da carga de trabalho dos funcionários, registrado por 75,9% das empresas, e a queda na qualidade dos produtos e serviços, mencionada por 45,6%.
Para contornar o problema, 60,4% das empresas estão priorizando o aumento dos salários como estratégia para atrair e reter funcionários. A Fundação destacou ainda que, para lidar com a escassez de mão de obra, é essencial que as empresas invistam em tecnologias que melhorem a eficiência operacional.
Fonte: Saitama News