O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão está incentivando as escolas a planejarem viagens em períodos fora da alta temporada. A medida visa minimizar os impactos da escassez de trabalhadores nos setores de transporte e hospedagem, agravada pelo aumento no turismo internacional.
As viagens escolares no Japão geralmente ocorrem entre maio e junho ou de setembro a dezembro. No entanto, a recomendação, enviada às escolas e conselhos educacionais em 12 de dezembro, pede maior flexibilidade no planejamento, evitando problemas como a indisponibilidade de ônibus fretados e hotéis.
A situação se tornou mais crítica com a recente regulamentação que limita as horas de trabalho de motoristas de ônibus para melhorar suas condições de trabalho. Isso resultou em dificuldades para encontrar profissionais disponíveis, levando algumas escolas a optarem pelo uso de trens como alternativa.
Entre os destinos preferidos estão Tóquio, Osaka, Kyoto e Okinawa, escolhidos por razões climáticas e alinhamento com o calendário acadêmico. Uma pesquisa da Japan School Tours Bureau apontou que, em 2023, maio foi o mês mais popular para viagens de escolas secundárias, enquanto o ensino médio priorizou outubro.
Fonte: Kyodo News