A operadora da escola brasileira Nippaku Gakuen, localizada na cidade de Oizumi, província de Gunma, está prestes a declarar falência com dívidas estimadas em 200 milhões de ienes. A decisão veio após uma diminuição no número de alunos e dificuldades financeiras agravadas pela crise econômica no Japão.
Fundada em junho de 2000, a Nippaku Gakuen, conhecida em português como “Instituto Educacional Centro Nippo Brasileiro”, oferecia educação em japonês e português para descendentes de brasileiros e crianças nipo-brasileiras residentes na área. No auge, em 2007, a instituição relatou uma renda de aproximadamente 125 milhões de ienes.
No entanto, com a desaceleração econômica e o retorno de muitas famílias nipo-brasileiras ao Brasil, o número de estudantes diminuiu consideravelmente. Em maio de 2022, a receita anual caiu para cerca de 30 milhões de ienes.
Apesar de ser aprovada pelo Ministério da Educação do Brasil, a Nippaku Gakuen não conseguiu receber apoio financeiro do governo japonês ou local, pois não era legalmente reconhecida como uma escola no Japão. Essas dificuldades culminaram no fechamento da escola em janeiro de 2023.
A empresa afiliada, Oizumi Nippaku Center, também recebeu uma decisão judicial para iniciar o processo de falência, que foi anunciada pela filial de Ota da Teikoku Databank Ltd. em 18 de julho de 2024.
Fonte: Mainichi