O estudante de Medicina Leonardo de Barros Oliveira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), participou de um importante congresso em Nagoya, onde apresentou 28 trabalhos sobre hidrocefalia. O evento, realizado pela Hydrocephalus Society, contou com a presença de especialistas internacionais na área de neurocirurgia.
Leonardo, que está no 4º semestre de Medicina, teve a orientação de professores da UEPG e da Universidade de São Paulo (USP) para suas pesquisas. Além disso, contou com a colaboração de médicos e pesquisadores de várias partes do mundo, como Estados Unidos e Colômbia. Ele destacou a importância do esforço conjunto para o sucesso de suas pesquisas: “Sem um esforço coletivo, não há grandes resultados.”
A oportunidade de participar do congresso no Japão surgiu após Leonardo já ter apresentado trabalhos em outros eventos internacionais, como em Chicago, nos Estados Unidos, e Hamburgo, na Alemanha. Segundo o estudante, a experiência de estar em contato com médicos e pesquisadores de diferentes países abriu portas para futuras colaborações em estágios clínicos e pesquisas. “Estes convites internacionais, o networking e a formação de amizades são cruciais para todos estudantes impulsionarem a carreira”, comentou.
Fonte: DC Mais