Um forte tufão está a caminho do Japão, com previsão de chegar ao oeste e leste do país nesta quarta-feira, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão (AMJ). O fenômeno pode provocar interrupções significativas nos serviços de transporte, incluindo o famoso trem-bala, o Shinkansen.
O tufão, chamado Shanshan, está atualmente localizado ao sul do arquipélago japonês, no Oceano Pacífico, e avança em direção ao noroeste a uma velocidade de 30 quilômetros por hora. Este é o 10º tufão da temporada, e a AMJ já emitiu alertas para possíveis raios, tornados, ventos fortes e granizo nas regiões oeste e leste do Japão, além das ilhas Nansei, no sudoeste, já a partir deste domingo.
Impacto no transporte
As operações do Shinkansen, especificamente na linha Tokaido, que conecta Tóquio a Osaka, poderão ser suspensas parcialmente ou em toda a rota durante dois dias a partir de quarta-feira, dependendo da trajetória e intensidade do tufão. Outras linhas, como Joetsu, Hokuriku, Tohoku, Yamagata e Akita, também poderão enfrentar cancelamentos parciais ou totais entre quarta e quinta-feira.
Além disso, a linha Sanyo Shinkansen, que cobre o trecho entre Osaka e Fukuoka, pode sofrer interrupções por até três dias, começando na terça-feira. As operadoras de transporte estão monitorando a situação de perto e emitirão avisos atualizados conforme o tufão se aproxima.
Vale relembrar que este mês, outro tufão, Ampil, passou perto do leste do Japão, levando ao cancelamento de serviços na linha Tokaido Shinkansen entre Tóquio e Nagoya por um dia inteiro. Além disso, cerca de 650 voos internacionais e domésticos foram cancelados nos aeroportos de Haneda e Narita, afetando milhares de passageiros.
Fonte: Japan Today