As autoridades japonesas emitiram um alerta para os moradores do nordeste do país, após uma série de ataques de ursos, que deixaram várias pessoas feridas, incluindo policiais.
No sábado, 18 de maio, dois policiais foram atacados na cidade de Kazuno, na província de Akita, enquanto recuperavam o corpo de um homem desaparecido. O homem, que havia ido às montanhas caçar brotos de bambu, foi encontrado morto com cortes, mas ainda não está claro se foi vítima de um ataque de urso.
Em resposta aos ataques, algumas áreas arborizadas em Kazuno foram fechadas “por tempo indeterminado”, conforme comunicado das autoridades.
No domingo, 19 de maio, um urso de aproximadamente 1 metro de altura foi capturado na província de Fukushima. Ursos também foram avistados em áreas vizinhas, incluindo Akita. As autoridades estão utilizando viaturas e helicópteros para localizar os animais e garantir a segurança da população.
Policiais foram vistos colocando cartazes nas áreas montanhosas, alertando as pessoas para evitarem essas regiões. A polícia da província de Akita recomenda que os moradores carreguem sinos ou outros objetos barulhentos para assustar os ursos em caso de encontro e evitem sair durante a noite.
Milhares de ursos negros asiáticos vivem em estado selvagem no Japão. Nos últimos anos, os ataques aumentaram devido à invasão dos habitats naturais dos ursos pelas áreas urbanas. A escassez de alimentos, possivelmente ligada às mudanças climáticas, também tem contribuído para o aumento dos encontros com ursos.
Fonte: Exame